Gavião Negro e Mulher-Gavião

Bom dia caros amigos!

Hoje a bola da vez é o casal de Thanagar; Gavião Negro e a Mulher-Gavião.

Gavião Negro é um super-herói da DC Comics que foi criado por Gardner Fox e o artista Dennis Neville. 

O Gavião Negro da Era de Ouro foi Carter Hall, um arqueologista que era a reencarnação de um príncipe do Antigo Egito. Ele e a Garota Gavião usaram as mesmas ferramentas expostas no museu para combater o crime. Assim como muitos heróis da Era Dourada, Gavião Negro deixou de ser publicado após a Segunda Guerra Mundial. 

Na Era de Prata, a DC introduziu novas versões de diversos personagens. Os novos Gavião Negro e Garota Gavião eram policiais do planeta Thanagar que ficaram na Terra para ajudar as forças policiais humanas, e a Liga da Justiça, a lhe dar com os Supervilões.

O Gavião Pós-Crise Milhares de anos atrás, Príncipe egípcio Khufu e sua amante, Chay-Ara, entraram em contato com metal “enésimo”(nith), um elemento do planeta Thanagar. A exposição ao elemento imprimiu neles memórias Thanagarianas e, c
ombinado com o amor deles, fortaleceu suas almas e o laço entre elas. Eles foram assassinados em seguida por Hath-Set, um sacerdote corrupto de Anubis. Em suas subseqüentes reencarnações, Khufu e Chay-Ara sempre renasciam destinados a se encontrar e se apaixonar. 

Nos anos 40, Khufu emergiu como Carter Hall que com a ajuda do metal antigravitacional enésimo tornou-se o Gavião Negro. Tanto Carter como Shiera, sua namorada, entraram para a Sociedade da Justiça. Ele comandou a equipe durante muito tempo. Carter e Shiera se casaram e tiveram um filho, Hector Hall, que adotou o nome de Escaravelho de Prata e participou da Corporação Infinito, com outro par de asas (Hector tornou-se mais tarde o Sandman e é o atual Sr. Destino). 

Com a dissolução da Sociedade da Justiça, Carter e Shiera também se aposentaram… por pouco tempo. 

Uma nova era heróica começava após a primeira aparição do Superman em público. Logo foi formada a Liga da Justiça. Isto inspirou a volta da Sociedade da Justiça, mas Carter e Shiera se juntaram à Liga como forma de unir os dois grupos. 

Após o Gavião Negro e a Sociedade da Justiça serem aprisionados num limbo interdimensional onde deveriam lutar eternamente contra o Ragnarok, surge então o segundo Gavião Negro, na verdade o espião Thanagariano Fel Andar. Pouco se sabe do passado do espião Fel Andar. Existe a teoria de que Andar já estava em Terra antes dos Halls entrarem no limbo. Assim que partiram, ele assumiu seu lugar como Gavião Negro II. Talvez ele tenha ajudado a Liga em várias ocasiões, fingindo ser Carter Hall Jr. o tempo todo. Isto lhe daria um tempo razoável para estabelecer sua reputação, achar uma terráquea agradável, convencê-la de que ele era um bom sujeito, casar-se com ela e torná-la sua parceira. 

Ele enganou a Liga, dizendo que seu “pai”, Carter Hall, era de fato um alienígena Thanagariano chamado Katar Hol, um nome que de alguma maneira surgiu na cabeça de Andar, talvez por causa de sua semelhança para Carter Hall.

 Como um dos Homens Alados, Fel poderia ter conhecido Katar jovem. De qualquer forma, quando a Liga de Justiça Internacional o convocou, ele estava compreensivelmente receoso de aceitar, provavelmente temendo ser descoberto. Talvez ele estivesse começando a gostar da vida na Terra ao lado de Sharon, mas recebeu ordens de Thanagar para que se infiltrasse na Liga já que a Invasão estava se aproximando. 

Foi esse segundo Gavião, que viajou até Krypton com o Superman e fingiu ajudar o Homem-Animal e a Liga Internacional durante a saga Invasão!. Quando sua verdadeira identidade foi descoberta, foi exilado assim como todos os alienígenas derrotados. Antes disso porém, ele assassinou sua companheira pois ela havia descoberto sua identidade. Mas esta não foi a primeira vez que Thanagar tentou invadir a Terra e nem foi a primeira vez que eles mandaram um espião para cá. Lembram-se de Perry, o amigo de Carter que ajudou a duplicar o metal enésimo? Pois bem, seu verdadeiro nome era Paran Katar e ele havia sido enviado para cá na década de 40 para estudar a Terra visando a uma futura invasão. 

Thanagar era um planeta beligerante, imperialista, totalitário, corrupto e racista, onde a classe privilegiada vivia em enormes torres; e a ralé, no submundo, mantendo o padrão de vida dos poderosos. Estava tudo preparado para a invasão quando Paran retornou e trouxe consigo o Metal enésimo. Na bagagem, ele levou o seu filho com uma índia Cherokee, Katar. Em Thanagar, o Metal enésimo possibilitou a criação dos Homens Alados (a polícia do local, 
com seus uniformes inspirados no de Carter Hall) e a construção de enormes torres, que aliviaram o problema de falta de espaço em Thanagar e cancelou – por enquanto – os planos de invasão da Terra. 

Além de cientista, Paran também era feiticeiro e para ativar as propriedades antigravitacionais do metal enésimo, ele erroneamente chamou um anjo e o jogou no inferno. Esse anjo é o “Deus Gavião”, responsável pelo vôo de todos os “Campeões Alados”. Katar Holl cresceu e se tornou membro dos Homens Alados. Ele estudou a fundo a cultura e a história de Thanagar, um período que contrastava muito com a recente decadência. Hoje, Thanagar era um mundo agressivo, detentor de um vasto território estelar. A classe aristocrática dominante morava em elevadas torres, muito acima da Cidade baixa – um gueto que se estendia por todo o planeta, habitado por trabalhadores escravizados das mais variadas raças alienígenas. 

A grande virada na vida de Katar se deu com a trágica morte de seu pai. Um homem alado chamado Byth, sem o conhecimento de seus superiores, fornecia armas aos habitantes da Cidade Baixa e traficava as drogas lá produzidas para os aristocratas nas torres. Byth descobriu que Paran Katar era secretamente um simpatizante do movimento revolucionário dos alienígenas oprimidos, e que fornecia a eles alimentos e remédios. No entanto, Paran
 desaprovava o tráfico de armas e o resultante aumento da violência entre os habitantes da Cidade Baixa. Assim sendo, Byth decidiu eliminá-lo. Ludibriando seu colega Katar Hol, fez que ele disparasse contra o próprio pai. 

Em seguida, perante as autoridades, o traiçoeiro Byth afirmou ter descoberto uma enorme conspiração encabeçada por Paran Katar e foi recompensado, enquanto Katar Hol foi enviado para o exílio Ilha da Chance, condenado a passar ali dez anos. Antes de ser banido, Katar Hol havia se tornado dependente de uma droga sintetizada na Cidade Baixa. Enlouquecido devido à síndrome de abstinência, assassinou um sacerdote alienígena também exilado no local. Ao fim da pena de dez anos, Hol foi contatado pela mulher alada Shayera Thal, nativa da Cidade Baixa. Ambos denunciaram Byth e revelaram seu verdadeiro papel como líder da conspiração e traficante de armas. 

Os regentes de Thanagar proclamaram Katar Hol um herói e o reincorporaram aos homens alados. Todavia, Byth fugiu para a Terra.

Algum tempo depois, Katar e Shayera, agora oficialmente parceiros, rumo ao nosso mundo em viagem diplomática. Katar queria aproveitar a chance para encontrar Byth e o levá-lo à justiça. 

Hol e Thal envolveram-se no combate ao crime na terra, e ficaram conhecidos como Gavião Negro III e Mulher-Gavião III. Katar mostrou-se muito interessado nos sistemas de governos da Terra, principalmente no dos Estados Unidos. Com o passar do tempo Katar passou a cada vez mais se parecer com um nativo-americano. Encontrou sua mãe, que ensinou-lhe alguns encantamentos, bem como a ler a aura das pessoas. Pouco tempo antes da “Zero-Hora”, o Deus-Gavião escapou do inferno e destruiu Thanagar, rumando diretamente para a Terra. Como única forma de derrotá-lo, Katar teve que se fundir a Carter e Shiera (que já tinham voltado há tempos do limbo), bem como aos espíritos de todos os outros “Campeões Alados”. Shiera não sobreviveu a fusão e morreu, deixando Carter sem sua alma gêmea. 

Katar foi o único que sobrou, mas estava um pouco diferente, pois se transformou num “ser” de mais de dois metros de altura, com as lembranças de todos os “Campeões Alados”; e muitas habilidades extras, como as asas, que agora brotavam das suas costas e seus olhos de águia. Katar lutou contra ameaças místicas e outras ameaças, até que, durante a Vingança do Submundo, o demônio Neron fez com que todas as almas na cabeça de Katar acordassem e fizessem bastante barulho, a ponto de enlouquecê-lo com desejos assassinos. O herói, então, resolveu entrar na mesma dimensão para onde havia mandado o Deus Gavião: o limbo. No limbo, Carter Hall foi separado de Katar (que depois veio a falecer). Ao retornar, Carter reconheceu imediatamente em Kendra, a nova Mulher-Gavião a alma de sua amada. Porém, Kendra não aceitou os fatos. 

Pela primeira vez, uma das almas gêmeas rejeitou a outra. Atualmente o Gavião Negro se ocupa em desvendar os mistérios de St. Roch, viajar para terras exóticas, enfrentar criatura
s e vilões novos e antigos, e lutar para reacender o amor em sua alma gêmea, Mulher-Gavião. Também é membro da Socieda da Justiça, assim como Kendra.

Os bonecos desses heróis que possuo em minha coleção foram lançados quando a DC Direct dava os seus passos iniciais e, apesar de serem razoavelmente antigos, apresentam um nível de detalhamento na escultura e pintura bastante  elevado.
Os dois personagens possuem dois capacetes removíveis; um atual e o outro da era de ouro dos super-heróis. Além disso, uma maça e um escudo acompanham as figuras.

Os pontos de articulação estão no pescoço, ombros braços, cotovelos e pernas nos dois bonecos. No mais, as assas também são articuladas em dois ponto e possuem um dispositivo que quando acionado dá a impressão de movimento.

Acredito que estas eram todas as informações que eu tinha para passar sobre os personagens e os seus bonecos, desta forma fico por aqui, deixando para todos um forte [].

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: