Batman e Superman Public Enemies

No dia 04 de outubro chegou a minha coleção completa dos bonecos da série Batman and Superman Public Enemies.

Baseados no traço de Ed Maginness, desenhista do título que deu nome a essa linha de bonecos da DC Direct, cuja arte se destaca por conferir uma aparência mais caricatural aos heróis.

Compõem a primeira linha da série: o Superman, o Batman, o Capitão Marvel, o Capitão Átomo e o Metallo.

O Homem de Aço dessa linha está com uma das melhores pinturas que eu já tive o prazer de apreciar. Nele foi usado um tipo de esmalte azul perolizado de aspecto muito bonito para cobrir a maior parte do seu corpo e um vermelho fosco para os detalhes (botas e cueca). Já a pele, que nos bonecos da DC Direct é sempre um show a parte houve uma mudança no seu padrão. Foi utilizada uma cor mais forte, que conferiu uma tonalidade bronzeada ao Super e ao Capitão Marvel ao invés da habitual palidez).

A pintura do Morecegão não deixou, também, nada a desejar. Suas capa, botas, luvas e efígie foram pintadas de um preto bem brilhoso, e para o restante da roupa, foi usado um cinza fosco que deu um toque bem real ao personagem. Na pele dele, diferentemente das demais, o tom pálido – típico das “criaturas da noite” – foi mantido.
A seu turno, o Capitão Marvel, que na minha opinião é a figura mais bonita de toda a série, recebeu o mesmo cuidado que os demais personagens na hora da escolha da composição de sua cores. Nota-se de longe que houve uma atenção toda especial com a sua aparência. Apenas para que se tenha uma vaga idéia do que estou dizendo, o amarelo (que é a cor dos detelhes da roupa do personagem usada nas histórias em quadrinhos) das botas, da efígie, da faixa na cintura e dos braceletes foi substituído por um dourado envelhecido que deixou o boneco com uma aparência mais real e séria. A impresão que se tem ao olhá-lo, é a de que a equite de criação decidiu tirar todo e qualquer conteúdo cômico que esse heróis sempre sugeriu.
No que diz respeito ao boneco do Capitão Átomo, dele não tive, contudo, a mesma boa impressão que dos demais. Ele, não apresenta nenhum traço que chame mais a atenção, fora o fato de essa ser a primeira versão do herói lançada como action figure. Não estou dizendo que o personagem tenha sido mal feito, mesmo porque a sua escultura, está primoroza. Definitivamente não é isso. O problema está na escolha das suas cores, foi a palheta escolhida que caiu mal.

Acredito que a impressão causada teria sido outra se a equipe de produção tivesse optado por um padrão prateado mais reluzente e limpo (meio que um cromado). Do jeito que está o boneco passa a impressão de ser mais um mané vestido com uma roupa colante cinza metálico, o que é algo inaceitável se considerarmos a importância desse personagem para o Universo DC (apenas a título de exemplo, lembramos que o Cap. Átomo já foi líder da LJE).

Por fim, o Metallo, um dos inimigos mais quentes do nosso querido “filho de Kripton”. Confesso que quando a encomenda chegou eu pensei em vender o boneco a primeira pessoa que me oferecesse dez mangos. Tinha uma imagem muito negativa da caracterização desse personagem da série em função das suas fotos na internet. Achava que ele devia ser muito sem graça, sem articulações e posições legais de exibição e que, por isso, eu tinha jogado dinheiro fora. Bem, me enganei bonito (e ainda bem). Esse vilão é muito bem feito, cheio de detalhes bem legais (como o seu coração de kriptonita e a pá mecânica no lugar do seu braço) e de articulações que permitem sua colocação em várias posições interessantes.

No mais, o que há de se dizer sobre esse boneco é que ele é muito fiel ao John Corben dos desenhos da LJA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: