"Solomon Grundy – nascido numa segunda-feira"

Muitos dos meus querido amigos devem estar coçando a cabeça por causa do título deste post, não é verdade?! E realmente não é para menos. Afinal de contas, qual a relação do nome do personagem Zumbi da DC Comics, Solomon Grundy, com a frase que foi posta como epitáfio em sua lápide em dois episódios do desenho animado da Liga da Justiça?

A resposta a esta pergunta remonta ao século XVII nos Estados Unidos, quando foi introduzido o prato criollo (de filhos de europeus – franceses, no caso – nascidos na América) Salmagundi (que é um tipo de salada com carnes cozidas, alface, anchovas e ovos). Foi daí que nasceu, por derivação, o apelido “Solomon Grundy“, que, inclusive, inspirou a composição de um versinho recitado há muito pelas enfermeiras da época, que na língua original diz:


“Solomon Grundy,
Born on a Monday,
Christened on Tuesday,
Married on Wednesday,
Took ill on Thursday,
Grew worse on Friday,
Died on Saturday,
Buried on Sunday.
That was the end of
Solomon Grundy.

Notem que na segunda linha está a resposta para o motivo da citação póstuma do personagem. Contudo, mais do que isso, este verso nos ajuda a compreender a origem de um dos vilões mais cults das histórias de heróis.

No século XIX, em Gotham City, um homem chamdo Cyrus Gold, ao sair de um bar tarde da noite, foi assassinado por ladrões que após cometerem o crime, jogaram o seu corpo em um pântano próximo. Ocorre que o lugar em que o corpo de Gold foi lançado era um nixo de poderes místicos ocultos, onde grande raiva concentrada jazia a espera da oportunidade de se manisfestar. O corpo do homem morto foi a chance que o Caos encontrou para romper suas amarras. Cinqüenta anos após o fato, um monstro, meio pântano, meio homem, quase sem nenhum raciocínio lógico e com força e resistências soberbas lavantou do seu jazigo em busca de vingança.

No seu rastro de destruição, algumas pessoas escutaram a figura gigantesca balbuciar algumas memórias de sua vida anterior, dentre elas, a de que ele havia nascido em uma segunda-feira.
O boneco deste personagem fabricado pela DC Direct é uma obra de arte. Todos os detalhes do personagem foram preservados e tranferidos para o plástico. Ele possui aproximadamente 18 cm de altura e pesa pouco mais de 300 g.

Suas articulações estão no pescoço, ombros, cotovelos, cintura, pernas e joelhos. A expressão de raiva do personagem é bem definida tal qual os demais detalhes das roupas (rasgos, partes poídas etc).
Entre os capacidades de Solomon Grundy estão a sua força (cujos limites não estão bem definidos nos quadrinhos), sua resistência a ataques e danos (quase ilimitada) e sua capacidade de retornar a vida (quando acontece de ser “morto” em combate).
Com estas informações espero ter mais uma vez ajudado algum fã de HQ’s perdido.

Um forte [] a todos.
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: